domingo, 17 de abril de 2011

Ansiedade/Chill out!

Olá...peguei minha Boa Forma (abril 2011) e achei uma matéria incrível que nós, candidatas a au pair, precisamos saber: ANSIEDADE!

"A ansiedade saudável é uma reação normal do cérebro para ajudar você a reconhecer desafiose resolvê-los."

-Então...a gente que é super ansiosa, tem seu lado bom, né?! ahuehuae

Teste de ansiedade

( ) irritação sem motivo.
( ) impressão de que algo ruim vai acontecer.
( ) sensação de estar no limite.
( ) incapacidade de parar de pensar nos problemas.
( ) falta de concentração e lapsos de memória.
( ) inquietação a ponto de não conseguir ficar parada.
( ) dificuldade de relaxar, mesmo cansada.
( ) coração palpitando e mãos suando ou tremendo.
( ) dor de cabeça.
( ) sono de mais ou de menos.

Se marcou pelo menos três sintoma, você está precisando relaxar.

-Eu não marquei nenhum desses, mas eu sou bem ansiosa do lado bom, fico querendo agilizar as coisas e tals...fico pensando um monte antes de dormir etc.

Relaxe:

"Exercícios: enquanto você malha, tira o foco dos problemas, se concentra na atividade e consegue relaxar. Mais: 'As endorfinas (subatâncias produzidas enquanto você se exercita) alimentam o circuito de recompensa do cérebro, que responde pelo prazer e pela motivação e reduz a tensão', fala a neurologista Sonia Brucki. Comer também ativa essa estrutura cerebral, por isso é tão comum descontar assim a tensão acumulada.

Sexo: quando a ansiedade aperta, é comum o tesão ir lá embaixo, você adiar a transa...e deixar de aproveitar um jeito poderoso de relaxar. É que durante a excitação, ocorre um pico na secreção de endorfina e dopamina, substâncias capazes de bater os níveis de cortisol, hormônio produzido em situação de tensão. Além disso, o toque estimula a liberação de ocitocina, que aumenta o desejo e a vontade de ficar juntinho, o que contribui para administrar a ansiedade.

Meditação: aquietar a mente e focar na respiração reduz a liberação de hormônios associados à ansiedade e acalma no ato. Um estudo recente da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, provou que a meditação aumenta a massa cinzenta no hipocampo, região do cérebro diminuida em pessoas estressadas e ansiosas. 'Meditar ajuda você a se tornar dona dos seus pensamentos e atitudes e afasta a sensação de descontrole diante dos problemas, causa da ansiedade', fala Márcia de Lucam fundadora do Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda, em São Paulo.

Ioga: combinação de atividades física e meditação, ela tem efeito ansiolítico comprovado. Pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, mostraram que uma hora de prática aumenta em 27% os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, um neorotransmissor com atividade reduzida nos ansiosos.

Acupuntura: para medicina chinesa, o desequilibrio entre as energias vitais do organismo e a predominância do yang (calor) sobre o yin (frio) é o que desencadeia a ansiedade. O acupunturista Marcius Mattos Ribeiro Luz, de São Paulo, explica que, enquanto os remédios ansiolíticos desaceleram o cérebro, aliviando a ansiedade, a ativação dos pontos certos pelas agulhas pode ser uma solução definitiva. O local das picadas depende da origem da ansiedade. A duração do tratamento varia com diagnóstico do especialista, mas costuma começar com duas sessões semanais e durar pelo menos seis meses.

Terapia: cognitivo-comportamental é uma das mais usadas para tratar a ansiedade. Em conversas com o especialista, você entende o que a está deixando tensa e o que pode fazer para melhorar. 'Como é focada no problema específico, o resultado costuma ser rápido', fala Scardua."

Então, pode até parecer exagero, né?!
mas tem gente que é realmente muito ansioso...

Mas só para relaxar, mesmo não sendo tão ansiosa, dá para fazer algumas dessas coisas, né?! :P
Então vou lá, depois de um dia ótimo com as minhas crianças do trabalho voluntário vou dar uma caminhada na praia, a noite está lindaaaaa!!!

As crianças são fofas, fiquei com medo pq não consegui preparar nenhuma atividade por conta da correria da viagem e das coisas...mas consegui improvisar, contei história dos três porquinhos, eles faziam os gestos...um dia eu filme e mostro ^^
Foi lindo e ainda ganhei um desenho lindo:

A Jeniffer (4anos) fez pra mim com a ajuda da mamãe, fofaaa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário